Confie no lubrificante Spicer® para a proteção de seus conjuntos de cruzetas e componentes deslizantes.

A falta de lubrificação adequada é a causa mais comum de falha prematura dos conjuntos de cruzetas e componentes deslizantes. Cruzetas Spicer® com dimensionamento apropriado e lubrificação adequada nos intervalos recomendados normalmente satisfazem ou ultrapassam os requisitos operacionais da frota. Ciclos de lubrificação inadequados e falta de lubrificação correta das cruzetas e entalhes de deslizamento não apenas causam falhas prematuras do conjunto da cruzeta, como também podem levar a outros problemas, como emperramento dos entalhes de deslizamento. A relubrificação nos intervalos recomendados (vide tabela abaixo) remove os contaminantes abrasivos das cruzetas e componentes deslizantes, ajudando a otimizar a vida útil do eixo cardan.

Aviso: A lubrificação inadequada pode causar falha da transmissão, fazendo com que o sistema de transmissão se separe do veículo. Um sistema de transmissão separado pode resultar em ferimentos graves ou morte.
Para minimizar o potencial de falha da transmissão, inclusive a separação do sistema, você deve:

  • Ler cuidadosamente as especificações de lubrificação deste folheto e do manual que se encontra em nossa Biblioteca
  • Utilizar somente lubrificantes aprovados. Recomendamos a graxa sintética Ultra-Premium Spicer®.
  • Lubrificar nos intervalos recomendados.

Procedimentos de lubrificação do kit de cruzeta

Os kits de cruzeta lubrificáveis Spicer® contêm a graxa suficiente somente para garantir a proteção do rolamento de agulhas durante o armazenamento. Antes de instalar uma nova cruzeta no cardan, é necessário:

  • Remover cada conjunto de rolamento e abastecer cada reservatório de lubrificação com graxa.
  • Passar uma camada abundante da mesma graxa em cada conjunto de rolamento, enchendo todas as cavidades entre os roletes tipo agulha.
  • Aplicar uma camada abundante de graxa na parte inferior de cada copo de rolamento.

Depois de instalar em um eixo cardan e antes de colocar em operação é necessário (exceto em cruzetas isentas de manutenção) lubrificar cada kit de cruzeta de acordo com as recomendações a seguir:

  • Aplicar pressão com uma pistola de graxa em cada cruzeta até aparecer graxa nova em cada vedação de rolamento. Essa ação de purga não apenas assegura que cada rolamento tenha sido corretamente lubrificado, como também limpa qualquer umidade e contaminantes abrasivos que possam ter passado pelos retentores.

Foto 1

IMPORTANTE: O projeto de retentor especial das cruzetas Spicer pode, ocasionalmente, prevenir a purga de um ou mais rolamentos. Se isso vier a ocorrer, tente um destes procedimentos de purga para aliviar a tensão no retentor:

  • Pressione o eixo cardan, pelo lado oposto ao rolamento que não irá purgar e, ao mesmo tempo, aplique pressão de uma pistola na graxeira de lubrificação. Isso pode criar uma folga ligeiramente maior ao redor da superfície de vedação do rolamento e permitir que o rolamento purgue (veja foto à direita).
  • Usando um martelo de latão e óculos de segurança, bata com firmeza na aba da lingueta do garfo interno uma vez para assentar o rolamento com firmeza contra o retentor (o retentor pode ser um anel de pressão, uma placa de rolamento ou uma lingueta com mola). Bater na aba do garfo pode aliviar a tensão na folga. Gire o eixo 180 graus e repita o procedimento na aba da lingueta oposta. Aplique pressão com uma pistola de graxa. Se o problema ainda persistir siga para os passos 3 e 4.

Figura A

  • Dependendo do tipo de projeto de garfo em seu eixo cardan, libere a pressão no rolamento afetado da seguinte forma:
  • A. Em garfos de furo fechado, totalmente redondos, da Série Spicer 10™ com parafusos autotravantes e placas de rolamento: (veja as figuras A e B à direita)
    • Libere a pressão do retentor soltando os parafusos que prendem as tampas dos rolamentos que não purgam na aba do garfo. Aplique pressão com uma pistola de graxa para purgar o rolamento ou rolamentos.
    • Se, ao soltar os parafusos não for possível purgar, remova o rolamento para determinar a causa do bloqueio. (Consulte a seção Procedimentos para Instalação de Parafusos que cobre a reinstalação de parafusos soltos ou removidos.)

Figura B

  • B. Em garfos do tipo furo fechado, da Série Spicer Life® ou SPL® totalmente redondos, com rolamentos internos que são retidos por linguetas com mola, nunca se deve soltar as linguetas com mola para liberar a pressão nos retentores do rolamento (veja Figura C à direita). Kits de cruzetas SPL® com rolamentos que não purgam devem ser removidos e substituídos por um novo kit.
    • Consulte a tabela abaixo quanto ao torque dos parafusos da lingueta com mola.

Figura C

OBSERVAÇÃO: Se for preciso remover o kit de cruzeta do garfo do eixo cardan e substituí-lo por um kit novo, consulte o Manual de Manutenção SPL® No. DSSM 0100 para ver as instruções de instalação do kit de cruzeta. Clique aqui para visualizar.

C.
Para garfos totalmente redondos das Séries 10 para serviço leve e SPL350XL que utilizam anéis de pressão nos rolamentos internos, o kit de cruzeta deve ser removido do eixo cardan e substituído. A pressão do retentor não pode ser liberada com segurança sem a remoção do kit de cruzeta.

ATENÇÃO: SEMPRE substitua qualquer parafuso solto ou removido por um PARAFUSO NOVO. Consulte as instruções na seção Procedimentos de Instalação de Parafusos.

4. Em garfos do tipo metade redonda com retentores de rolamentos ou cintas de rolamentos:

  • Libere a pressão removendo o retentor ou a cinta e desacople a extremidade do eixo cardan das abas do garfo.

ATENÇÃO: eixos cardan são extremamente pesados. Sempre utilize uma cinta de retenção para evitar a queda do eixo do veículo.

  • Com o eixo cardan suspenso na cinta de retenção, instale um grampo do tipo C ao redor dos rolamentos sem purga e aplique pressão com uma pistola de graxa até que eles purguem. Solte o grampo do tipo C conforme necessário para forçar a purga. Se o rolamento ainda 
não purgar, remova e substitua o kit de cruzeta do eixo cardan.

IMPORTANTE: Veículos em operação DEVEM SER lubrificados novamente em intervalos específicos. Consulte a tabela de intervalos de lubrificação na parte posterior deste folheto, para ver as recomendações em relação aos ciclos de lubrificação para aplicações específicas.

Novas cruzetas Spicer isentas de manutenção para serviço leve e médio são fornecidas lubrificadas previamente, com os rolamentos instalados nos munhões transversais. Não é necessário lubrificá-las com graxa depois da instalação.

Os kits de cruzetas SF da Série Spicer Life® ou SPL® para serviço pesado (SPL170-SF, SPL250-SF e SPL350 SFX) são fornecidos com uma quantidade predeterminada de graxa sintética Spicer, que deve ser adicionada ao reservatório do conjunto da cruzeta e tampas dos rolamentos antes de montar nos garfos do eixo cardan. Procedimento: encha cada reservatório do conjunto da cruzeta com graxa. Limpe a graxa restante, em cada tampa de rolamento, enchendo as cavidades entre os rolamentos de agulha. Passe uma quantidade abundante de graxa na parte inferior de cada rolamento.

ATENÇÃO: ao remover os rolamentos SF dos munhões transversais, um pouco de graxa pode ser sugado para fora do reservatório do conjunto de cruzeta. Certifique-se SEMPRE de reinstalar o mesmo rolamento no mesmo munhão transversal ao instalar a cruzeta no garfo do eixo cardan.

Procedimentos para instalação de parafusos

(Consulte as tabelas 1, 2, 3 e 4 para verificar os códigos dos kits, códigos dos parafusos e torques recomendados.)

ATENÇÃO: se qualquer parafuso de tampa de rolamento foi removido ou estava solto, SEMPRE substitua por um parafuso novo e aplique o torque recomendado, mostrado nas Tabelas 2, 3e 4. Se o método de retenção de sua Série 10™ for uma cinta de rolamento estampada, SEMPRE substitua a cinta do rolamento utilizada por uma cinta de rolamento nova. (OBSERVAÇÃO: os retentores de rolamentos utilizados com eixos cardan das Séries Spicer Life® ou SPL® podem ser reutilizados se não estiverem danificados. Consulte a Tabela 2 e a Figura E abaixopara verificar as recomendações sobre a sequência correta de aperto dos parafusos da cinta do rolamento e dos parafusos do retentor.)

Figura D

Figura A

Os eixos cardan das Séries Spicer 10™ e SPL® são fixados normalmente no veículo com kits de cinta de rolamento ou kits de retenção do rolamento que utilizam parafusos autotravantes com inserto de travamento. (Veja a Figura D à esquerda e a Tabela 2 acima)

Em alguns kits de cruzeta da Série Spicer 10™,os conjuntos de rolamentos utilizam uma placa de rolamento soldada ao conjunto do rolamento e aparafusada na aba do garfo com parafusos autotravantes que possuem uma cabeça serrilhada e um inserto de travamento (veja a Figura A à direita). Procedimento de instalação da cabeça serrilhada e do inserto de travamento: Instale os NOVOS parafusos de forma solta e, em seguida, aperte-os com o torque mostrado na Tabela 3 abaixo(veja o alerta abaixo)

Para obter máximo desempenho, as especificações e sequências de torque devem ser seguidas durante a instalação original e reinstalação de componentes. A Dana recomenda usar novos componentes durante qualquer procedimento de manutenção.

Figura E

Aperte os parafusos em sequência no sentido horário, começando com qualquer posição 1.

Alguns são retidos com parafusos autotravantes que possuem uma cabeça não serrilhada e inserto de travamento e utilizam uma cinta de travamento. (Veja a Figura B à direita) Procedimento de instalação de cabeça não serrilhada com inserto de travamento e cinta de travamento: Instale os NOVOS parafusos de forma solta e, em seguida, aperte-os com o torque mostrado na Tabela 4. Depois de apertar com o torque correto, dobre as abas das cintas de travamento contra as cabeças dos parafusos para travar os parafusos no local. (Veja o alerta abaixo).

Figura B

Alerta: deixar de trocar os parafusos autotravantes e/ou de cabeça serrilhada e/ou deixar de aplicar o torque correto em qualquer parafuso de fixação, ou deixar de dobrar corretamente as abas de travamento em instalações do tipo cinta de travamento poderá fazer com que o eixo cardan afrouxe e se solte e caia do veículo ou máquina, o que pode causar perda de controle e resultar em ferimentos ou morte.

Procedimento de lubrificação de conjuntos deslizantes da Série Spicer 10™

  • Lubrifique novamente os conjuntos de deslizamento com os mesmos intervalos e com o mesmo lubrificante usado nos kits de cruzeta.
  • Aplique pressão com uma pistola de graxa até graxa nova e limpa aparecer no furo de alívio de pressão, no plugue do garfo de deslizamento. (Veja a foto 2)
  • Cubra o furo no plugue com o dedo e continue aplicando pressão com a pistola de graxa até que graxa nova e limpa apareça no retentor do garfo de deslizamento. (Veja a foto 3)

Foto 2

OBSERVAÇÃO: em meses frios no inverno, graxa nova em um conjunto deslizante pode endurecer e fazer com que o plugue do garfo de deslizamento pule para fora do furo do garfo de deslizamento.

  • Ative o eixo de deslizamento com ranhuras dirigindo o veículo o suficiente para deslocar um pouco de graxa para fora do furo de alívio de pressão.
  • Se essa recomendação não for seguida, pode ocorrer falha prematura do conjunto de deslizamento se o plugue do garfo de deslizamento for perdido.

Procedimento de lubrificação de conjuntos de deslizamento SPL® (com coifas)

  • Os conjuntos de deslizamento SPL® são lubrificados de forma permanente e não requerem lubrificação adicional.
  • Qualquer dano na coifa ou qualquer extravio ou danos em qualquer braçadeira de coifa exigirá a substituição do conjunto do kit de coifa completo. Consulte o manual de manutenção do SPL® DSSM 0100 para ver as instruções sobre limpeza e aplicação de graxa no conjunto de deslizamento e a instalação de uma nova coifa.
  • Os kits de coifas para SPL® são fornecidos em um pacote de graxa vedado, contendo cerca de 110 gramas de lubrificante Chevron Ultra-Duty EP-2. Não é necessária a adição de mais graxa.

Foto 2

driveshaft

Procedimento de lubrificação de conjunto de mancal central

  • A lubrificação do mancal em si ocorre durante seu processo de fabricação e não se deve tentar adicionar ou trocar a graxa dentro do próprio rolamento.

Procedimento de lubrificação de mancal central Spicer® XC™

  • Eixos cardan com conjuntos de mancal central XC não requerem qualquer lubrificação dentro do rolamento nem na superfície externa do rolamento devido ao retentor duplo isento de manutenção, dentro do próprio rolamento. Consulte o boletim JOI-TEC-56 para ver os procedimentos de instalação que podem ser encontrados na Biblioteca de Literatura da Spicer.
alerta

Para saber mais sobre procedimentos de lubrificação de junta universal, assista a esses vídeos de demonstração do caminho de lubrificação de juntas universais para cruzetas Spicer.

E, para obter mais informações sobre juntas universais Spicer genuínas, converse hoje com seu representante de peças Spicer.