OBSERVAÇÃO: Se for preciso remover o kit de cruzeta do garfo do eixo cardan e substituí-lo por um kit novo, consulte o Manual de Manutenção SPL® No. DSSM 0100 para ver as instruções de instalação do kit de cruzeta. Clique aqui para visualizar.
C. Para garfos totalmente redondos das Séries 10 para serviço leve e SPL350XL que utilizam anéis de pressão nos rolamentos internos, o kit de cruzeta deve ser removido do eixo cardan e substituído. A pressão do retentor não pode ser liberada com segurança sem a remoção do kit de cruzeta.
ATENÇÃO: SEMPRE substitua qualquer parafuso solto ou removido por um PARAFUSO NOVO. Consulte as instruções na seção Procedimentos de Instalação de Parafusos.
4. Em garfos do tipo metade redonda com retentores de rolamentos ou cintas de rolamentos:
- Libere a pressão removendo o retentor ou a cinta e desacople a extremidade do eixo cardan das abas do garfo.
ATENÇÃO: eixos cardan são extremamente pesados. Sempre utilize uma cinta de retenção para evitar a queda do eixo do veículo.
- Com o eixo cardan suspenso na cinta de retenção, instale um grampo do tipo C ao redor dos rolamentos sem purga e aplique pressão com uma pistola de graxa até que eles purguem. Solte o grampo do tipo C conforme necessário para forçar a purga. Se o rolamento ainda
não purgar, remova e substitua o kit de cruzeta do eixo cardan.
IMPORTANTE: Veículos em operação DEVEM SER lubrificados novamente em intervalos específicos. Consulte a tabela de intervalos de lubrificação na parte posterior deste folheto, para ver as recomendações em relação aos ciclos de lubrificação para aplicações específicas.
Novas cruzetas Spicer isentas de manutenção para serviço leve e médio são fornecidas lubrificadas previamente, com os rolamentos instalados nos munhões transversais. Não é necessário lubrificá-las com graxa depois da instalação.
Os kits de cruzetas SF da Série Spicer Life® ou SPL® para serviço pesado (SPL170-SF, SPL250-SF e SPL350 SFX) são fornecidos com uma quantidade predeterminada de graxa sintética Spicer, que deve ser adicionada ao reservatório do conjunto da cruzeta e tampas dos rolamentos antes de montar nos garfos do eixo cardan. Procedimento: encha cada reservatório do conjunto da cruzeta com graxa. Limpe a graxa restante, em cada tampa de rolamento, enchendo as cavidades entre os rolamentos de agulha. Passe uma quantidade abundante de graxa na parte inferior de cada rolamento.
ATENÇÃO: ao remover os rolamentos SF dos munhões transversais, um pouco de graxa pode ser sugado para fora do reservatório do conjunto de cruzeta. Certifique-se SEMPRE de reinstalar o mesmo rolamento no mesmo munhão transversal ao instalar a cruzeta no garfo do eixo cardan.
Procedimentos para instalação de parafusos
(Consulte as tabelas 1, 2, 3 e 4 para verificar os códigos dos kits, códigos dos parafusos e torques recomendados.)
ATENÇÃO: se qualquer parafuso de tampa de rolamento foi removido ou estava solto, SEMPRE substitua por um parafuso novo e aplique o torque recomendado, mostrado nas Tabelas 2, 3e 4. Se o método de retenção de sua Série 10™ for uma cinta de rolamento estampada, SEMPRE substitua a cinta do rolamento utilizada por uma cinta de rolamento nova. (OBSERVAÇÃO: os retentores de rolamentos utilizados com eixos cardan das Séries Spicer Life® ou SPL® podem ser reutilizados se não estiverem danificados. Consulte a Tabela 2 e a Figura E abaixopara verificar as recomendações sobre a sequência correta de aperto dos parafusos da cinta do rolamento e dos parafusos do retentor.)